- A Tal Jornada Criativa
- Posts
- Os valores pessoais que você ignora podem sabotar a sua paz
Os valores pessoais que você ignora podem sabotar a sua paz
O que são os valores pessoais e como atuam na sua vida? Saiba que são mais que palavras bonitas e encontrá-los te dá clareza. E há um jeito diferente para achar os seus | A Tal Jornada Criativa, Roteiro #08
A felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia.

Gabriel, o gente boa: ele vai te explicar o que são valores pessoais
🎁 Presente pra você: tem Quiz sobre este Roteiro e um Teste sobre valores pessoais para descobrir os seus, lá no final deste percurso!
Como você lida com a encruzilhada entre as expectativas dos outros e seus verdadeiros desejos?
Por exemplo: imagine escolher entre ceder ao pedido dos amigos para ir a um evento de última hora ou priorizar o compromisso para o qual você se preparou o ano inteiro.
Gabriel vive isso na prática. Ele pode ser um amigo verdadeiro, gente boa e divertido, mas não permite a sabotagem influencie o seu princípio: a Responsabilidade.
Só que nem sempre foi assim. O rapaz demorou para enxergar que este é um forte valor pessoal seu e, ao mesmo tempo, um de seus maiores defeitos.
Você não leu errado: sim, defeito.
Até se dar conta disso, Gabriel enfrentou vários perrengues e, talvez, você também tenha enfrentado ou esteja passando por isso agora.
Então, vamos ver como é que o Gabriel descobriu seus benditos valores pessoais?
Antes, saiba que os seus estão mais perto do que você pensa e que são somente seus.
Continue neste Roteiro para entender.
As forças internas que te GUIAM

Gabriel, o responsável: foco nas prioridades!
Muita gente associa valores pessoais a “qualidades boas de ter”. Ou seja, algo que o mundo cobra que você tenha.
Só que saber disso de forma superficial pode resultar em atitudes desalinhadas com o que você é de verdade, o que te leva à frustração e ao vazio.
Na prática, esses fundamentos pessoais têm influência natural sobre você, pois agem sobre suas decisões e seu modo de viver.
Foi durante essa reflexão que o Gabriel começou a perceber os seus princípios. Em especial, pelo comportamento de seus amigos e até no seu mesmo.
Ainda assim, ele ficou na dúvida ao pensar em suas atitudes positivas em:
Relacionamentos – seus amigos admiram o seu firme apoio. É natural dele não deixar ninguém na mão e estar presente sempre que pode.
Decisões – diante de um programa irresistível, Gabriel decide recusar se tiver algo mais importante para fazer e se isso pode prejudicá-lo nessa prioridade.
Prioridades – com a própria saúde, ele não brinca e se mantém coerente: cumpre sua rotina de exercícios e alimentação ao máximo que pode.
Conflitos – quando há um desentendimento, Gabriel não foge e procura assumir a sua parte no atrito, para buscar o diálogo e se reconciliar.
Qual princípio moral se encaixaria melhor nestas situações do Gabriel?
Para responder, ainda existe uma pista pouco óbvia que pode denunciar suas valores pessoais. A seguir, o Gabriel vai te mostrar qual é.
As forças internas que te IRRITAM

Gabriel, o irritado: “E aí cara? Tá todo mundo te esperando!”
Agora, pense em alguma situação que te irritou muito. Pensou?
Então, preste bem atenção nesses irritações. Principalmente quando é uma “infração” normal para os outros, mas não para você.
Ao mesmo tempo que nossas virtudes dizem quem somos, também dizem quando são feridos e se expressam nos incomodando.
A partir disso, Gabriel entendeu e se lembrou do que lhe irritou ou indignou em:
Relacionamentos – quando alguém despreza uma ligação importante e não se importa com isso: “Como assim? É seu pai, liga de volta!” → pista nº 1.
Decisões – se uma pessoa decide comer fast-food antes de um treino: “É sério? Você não vai aguentar o tranco!” → pista nº 2.
Prioridades – um colega prefere ir à balada ao invés de cuidar da mãe doente naquele final de semana: “Ah, tá zoando… coitada da sua mãe!” → pista nº 3.
Conflitos – quando alguém esquece o horário marcado: “Como assim nem saiu de casa ainda?? Já tá todo mundo aqui p***!” → pista nº 4.
Com essas observações, Gabriel refletiu e começou a compreender que isso tudo fere um de seus valores mais fortes: a Responsabilidade.
Mas, atenção! Este é o caso dele, pois não custa lembrar: cada pessoa tem valores únicos e o mesmo princípio pode ser afetado de outras formas.
Ou seja, a sua Responsabilidade pode reagir diferente da Responsabilidade do Gabriel, entendeu?
Portanto, se uma situação te tira do sério facilmente, mesmo parecendo bobagem, pode ser porque o outro lado esteja pisando nos seus valores.
Logo, os valores pessoais são como um mapa do território que você já habita. São as forças que orientam como você vê e se relaciona com o mundo.
Agora que você sabe como os valores agem, que tal descobrir os seus?
Na prática: desvende suas forças internas

Gabriel, o divertido: todos adoram as suas histórias
Gabriel encontrou seus valores naturalmente ao longo do tempo, tanto pelas suas irritações e indignações, quanto pelo que mais lhe agradava.
No entanto, você pode tomar um atalho para fazer isso hoje. Faça como o Gabriel: pense nas situações que te irritaram, observe o que aconteceu e se pergunte:
Quais são as 3 coisas que me irritam ou indignam fácil no comportamento de outras pessoas?
O que me eu considero uma perda de tempo?
O que é inaceitável para mim em qualquer situação?
É incrível como as irritações marcam na memória: é um traço da nossa evolução e pode ajudar e atrapalhar ao mesmo tempo. Mas, você pode usar isso a seu favor.
Por isso, Gabriel também lembra de se recordar das coisas boas e observá-las se perguntando:
Quais momentos tive uma sensação boa? O que estava acontecendo nessa hora?
Quais as qualidades que mais admiro em outras pessoas?
Quais tradições ou rituais (pessoal, cultural ou em família) são mais importantes manter para mim?
Feito isso, reflita com carinho e comece a sua lista de valores pessoais.
Mas, separe de 3 até 5 valores mais fortes em você — é o suficiente para te dar direcionamento e clareza. Por exemplo, veja a lista do Gabriel:
Responsabilidade
Integridade
Autenticidade
Amizade
Respeito
Porém, não significa que ele só tem isso na sua essência. Outros valores existem sim, mas se destacam com menor intensidade e sem deixá-lo na mão.
Mais um detalhe importante: seus princípios não são escritos em pedra. Isto é, podem mudar com o tempo e o seu momento de vida. Lembre-se disso!
E para fecharmos: por que você deveria definir e praticar seus valores pessoais?
Motivos para se alinhar com as suas virtudes

Gabriel, o pleno: respeito e sintonia consigo mesmo!
Em primeiro lugar, com mais clareza sobre seus valores pessoais, você conquista mais coerência para a sua vida.
Assim como suas irritações podem até denunciar seus valores pessoais, podem também acusar grandes defeitos — em especial, se deixá-los fora de controle.
Como o Gabriel que, de tão responsável que é, às vezes pode ser chato sem muito esforço, enquanto se desgasta e estressa todo mundo.
Por isso é tão interessante conhecer os seus: ao invés de só fechar a cara, tanto Gabriel quanto você têm mais poder para compreender e até de se acalmar.
Além disso, você faz escolhas mais alinhadas consigo e com a forma como você deseja viver — e não como os outros esperam que você viva.
Porque, às vezes, você pode viver os valores dos outros e se ferir sem saber.
Só para dar um exemplo, aqui vai um “causo” meu:
Há alguns anos, eu, uma jovem insegura, me rebaixava muito e sem perceber.
No trabalho, para afastar a rejeição, adotei a Espontaneidade dos colegas e fingia ter muita Tolerância para rir. Mas, o meu indicador da Autoconfiança, ainda pequeno na época, sofria em silêncio.
Certo dia, ouvi mais uma das humilhações “de brincadeira” e não deu outra: surtei. Chorei furiosa, descontrolada e humilhada.
Só que a Resiliência não me abandonou: ao me acalmar, fui reparar a confusão e conversei com as pessoas que me tiraram do eixo.
Caso contrário, não teria paz com a minha Integridade e a Autoconfiança não cresceria saudável. Ao seguir meus valores, a história terminou bem.
Por isso, escolha: ceder às expectativas dos outros e colecionar arrependimentos ou ouvir seus próprios valores e conquistar a sua verdade?
Então, não espere mais:
Use as perguntas deste Roteiro e comece já a anotar pelo menos 1 valor seu que você NÃO vai mais ignorar.
Escreva uma frase sobre como o seu valor mais importante se manifestou essa semana.
Para te dar uma mãozinha, preparei uma ferramenta para esta tarefa. Baixe agora e vá atrás de seus valores!
No próximo Roteiro, Gabriel mostrará o desafio de se manter coerente com seus princípios no ambiente profissional, que pode ter valores divergentes aos seus.
Até lá, porém, não se contenha:
Tenha coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles, de alguma forma, já sabem o que você realmente quer se tornar.
Até a próxima jornada!
Um beijo no coração,
Cris Saito 🧭
Um dia irritante e surpreendente — bônus!

Gabriel, o atordoado: “Que…? Trilha?”
Era 29 de setembro de 2018. Às 5:26 daquele domingo, o celular do Gabriel toca sem cerimônia. Sonolento, atende à ligação incomum de seu melhor amigo, Rafa.
Animado, Rafa avisava que estava chegando para pegá-lo, já que iam à trilha. Só que ele reparou que Gabriel não tinha nem saído da cama ainda.
— A trilha cara, esqueceu que a gente ia hoje??
— Que trilha, cara? A… a do Monte Azul? Mas era hoje mesmo…?
Atordoado, Gabriel levantou correndo para encontrar Rafa. Estava indignado por ter se esquecido — ou teria se confundido?
Não teve tempo para pensar. Detestava deixar alguém esperar por ele!
Assim que o amigo chegou, pulou para dentro no carro e partiram para o Monte Azul.
Mas, durante o percurso, erraram a entrada e tiveram que pegar o trajeto mais longo. Como se o atraso não bastasse, Rafa descobriu que errou a data!
Era o fim da picada: ambos discutiram enquanto voltavam para casa.
— O que deu em você, cara?! Que falta de noção!!
— Já falei, confundi o dia! Quer saber? Deixa que te pago um almoço dos bons!
Ao chegarem na casa do Rafa, já tinham feito as pazes. Decidiram jogar videogame até a hora do almoço.
Porém, ao entrarem na sala, Gabriel teve um choque: foi tudo armação! Ele foi recebido com uma bela festa de aniversário surpresa da galera! 🎉
Bastidores
Estava doida para desenrolar este tema. Mesmo assim, o mês foi bem confuso e generoso comigo. Confuso porque foi muito movimentado em casa e generoso porque recebi uma chuva de ideias. 🤪
Em produção de conteúdo, nem tudo sai da cabeça. 50% vem de pesquisas e ideias, enquanto os outros 50% vêm de experiências pessoais. Escrevi e aprendi até o que não imaginava — e compartilho com amor. ❤️
Quando você pede ideias para a IA antes de criar um texto ou qualquer outra coisa, cuidado: podem surgir tantas coisas legais, estilo ”nossa, isso tá muito bom!”, que você vai querer usar tudo. Não faça isso! 😰
Com várias ideias estilo ”nossa, preciso usar isso!”, comecei a produzir feliz, até que…
A minha autocrítica surtou e precisei refazer todo o texto. Ficou um desastre com tanta dispersão e pontas soltas!
Ah, mas ficou cheio de palavras e frases bonitas… tudo sem sentido — do que adianta, né?
Resultado: demorei 1 santo mês para desenrolar este tema. E ainda pode não ter ficado 100%. Mas a vida é assim: tenta, tenta e tenta de novo até dar certo. Ou, não dá para viver!

Quiz + ferramenta: vamos jogar!
Que tal brincarmos um pouco? Montei um quiz sobre este Roteiro para te ajudar a fixar as ideias sobre Valores pessoais.
É rapidinho — é só para brincar mesmo, sem compromisso. Vai lá!
❓Quiz do Roteiro #08: os valores pessoais na sua vida
📝 Ferramenta do Roteiro #8: encontre seus Valores Pessoais
E mais: preparei uma ferramenta para te ajudar a descobrir os seus Valores Pessoais. Está em formato PDF, para você fazer com calma. É só acessar pelo link abaixo e baixá-lo se quiser:
Para fechar
A liberdade é ser você mesmo, sem precisar da aprovação dos outros.
😘
Reply